Crônica: O prazer de Cozinhar


  Quando era menor, minha casa estava sempre perfumada pelos aromas exalados pela cozinha. Tive a sorte de conviver com minha avó e minha mãe, que aliás mandam super bem no fogão, cada uma com sua especialidade própria. Decididamente, esta experiência despertou meu interesse pela gastronomia. O pequeno garoto mantinha os olhos e o estômago inquieto quando o assunto era o preparo de refeições.

     Durante minhas visitas diárias pela cozinha, ficava observando cada detalhe com real interesse. Prestava bastante atenção no modo como se moviam, a forma como picavam os ingredientes e a maneira como experimentavam o ponto do sal, tinham a precisão e a dramaticidade de uma cena exaustivamente ensaiada.

    Mais tarde, quando a gastronomia deixou de ser somente um tema de interesse e passou a se tornar um hobbie, comecei a cozinhar para a família, ficava atento a tudo, mas a parte mais legal era a hora da montagem dos pratos. Fazia aquele típico formato do “arroz na xícara” igual aos de restaurantes e depois, sobrepunha os outros ingredientes ao lado.

    Mas o prazer de cozinhar só era superado pelo sorriso de satisfação, que era expressado pelas pessoas que se deliciavam com seus pratos e em algumas vezes, suas criações arriscadas, que não sabe se daria certo ou não, mas preferia correr o risco e inovar um pouquinho. Como todo o Chef, tinha meus “segredinhos” que eu escondia a sete chaves e não revelava a ninguém, mesmo sabendo que na maioria das vezes ele já estava mais óbvio do que parecia.

 

Autor: Rafael E. Fosaluza da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário