Crônica: Desfile 7 de Setembro

 


   Muitas vezes a gente se esquece da verdadeira origem dos feriados cívicos, mesmo dos mais importantes. Pior, tem gente que também não sabe, ou não se recorda, o que significam algumas dessas datas. A gente entende: demonstrações patrióticas não são muito frequentes hoje em dia (exceto em jogos da Copa...). Mas deveriam. Afinal, não nascemos sabendo história e civismo - aprendemos na escola e na vida.

     As cerimônias cívicas, incluindo os desfiles, são parte dos ensinamentos que recebo sobre minha Pátria e me ajudam a desenvolver meus sentimentos de amor e respeito ao meu País. Aos poucos, as oportunidades de pensar o patriotismo foram se tornando mais raras, mas não esquecidas.

      Os desfiles significam muito mais do que apenas uma obrigação – são oportunidades de socialização, de ver e ser visto, de focalizar os pais e parentes na calçada esperando a nossa passagem em marcha ao som da fanfarra.

     Existe todo um encantamento, a expectativa de esperar por semanas pelo desfile de Sete de Setembro, o clímax do ano escolar, e no meu caso, também presente no movimento escoteiro. Quando era menor, ficávamos muito empolgados para o grande dia, para tocar na fanfarra da escola onde cursei meu ensino primário.

    Hoje em dia, os sentimentos não são diferentes, aguardamos o tão esperado dia, arrumamos nosso uniforme escoteiro, deixando-o impecável. Mas esse ano ele sequer saiu do cabide. Percorríamos uma rua histórica de minha querida Mococa, que na manhã dessa segunda feira, se encontrará completamente vazia.

     Agora a banda não precisou mais ensaiar. A concentração já se dispersou, em meio a tudo isso, com a pandemia do “Novo Coronavírus”, a cerimônia não poderá ser realizada. Mas lá bem no fundo de nossos corações, no cantinho reservado aos amores verdadeiros, estão nossos eternos desfiles na “parada de 7 de Setembro", nunca deixando de lado o verdadeiro significado desta data, a Independência de nosso país!

 

Autor: Rafael E. Fosaluza da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário